Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Estudante se destaca no Street Dance e conquista prêmio regional no Dança Catarina 2025

22/12/2025 14:41

' Foto: Fábio Pavan' : ' '

Isadora da Costa de Souza, estudante da Emeb Aline Giovana Schmitt, gosta de se expressar e vivenciar o mundo através da dança. A lageana foi eleita Bailarina Destaque, na categoria Infantil, da Final Regional Centro-Oeste do Festival Escolar Dança Catarina 2025, disputado em Lages, no mês de outubro. Uma paixão que vem de família

Street Dance (Dança de Rua) começa nos Estados Unidos (EUA), nas ruas e festas dos guetos (como o Bronx), em Nova Iorque, nos anos 1970. É uma das quatro expressões culturais do movimento Hip Hop (junto com Grafite, DJ - Disc Jockey - e MC - Master of Ceremonies). Surgiu da necessidade de jovens afro-americanos criarem uma “voz” e se manifestarem, com estilos, como, B-boying (Breaking) e Popping/Locking, vindo da Califórnia, evoluindo a partir do Funk e Soul, e se popularizou no mundo todo com o Hip Hop e Michael Jackson.

É no embalo do Street Dance e do Hip Hop que uma lageana de 12 anos, estudante da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Aline Giovana Schmitt, no bairro Guarujá, gosta de se expressar e vivenciar o mundo ao seu redor.  Isadora da Costa de Souza foi eleita Bailarina Destaque, na categoria Infantil, da Final Regional Centro-Oeste do Festival Escolar Dança Catarina 2025.  A jovem conseguiu o feito competindo contra mais de 500 bailarinas de sua idade, no evento realizado em Lages, no mês de outubro.  Sua desenvoltura no palco chamou a atenção do público presente e dos jurados que a escolheram como melhor bailarina da disputa.

Isadora parece se sentir mais à vontade para se expressar com a dança do que com as palavras. Ao ser questionada sobre a emoção ao conquistar o prêmio e como começou a paixão pela dança, a jovem diz apenas: “Fiquei muito emocionada, não sabia nem o que fazer direito. Danço desde os três anos. A paixão veio da família. Todo mundo dança lá... Minha mãe, meu tio.”

Uma das inspirações da jovem bailarina é o tio Anderson da Costa, professor na Emeb Aline Giovana Schmitt.  É o tio quem detalha mais a trajetória de Isadora na dança. “Ela sempre falava do sonho em ganhar este troféu de Bailarina Destaque no Festival. Além de se apresentar em grupo, todas têm o desejo de receber o troféu como Destaque Individual. E tivemos este orgulho aqui para a Escola, com a vitória da Isadora”, destaca.

O “tio coruja” não esconde o orgulho e admiração que sente pela sobrinha e pupila. “Além de dançar muito bem, ela foi representando a Escola. A Isadora é uma aluna que eu tenho, assim, muito orgulho, né? Porque é minha sobrinha, na verdade. Eu, como professor, também estudei aqui, me formei aqui na Escola. Fui estudar na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Me formei, sou professor de dança, mas, a minha especialidade toda é voltada para esta área, da dança de rua, Street Dance.”

A jovem bailarina é fruto de um grupo de dança que já vem sendo desenvolvido há quase uma década na Emeb Aline Giovana Schmitt. “Conforme o tempo, as crianças vão se aprimorando, aumentam a habilidade e coordenação. A gente sabe que neste decorrer do tempo elas vão perdendo a timidez, tendo mais desenvoltura. A Isadora já participou de outros festivais também a nível estadual, fora até mesmo aqui do Estado, no Rio Grande do Sul, onde teve um Festival do Mercosul. Já faz um tempo que elas vão para o Dança Catarina, e sempre se destacam”, lembra Anderson.

Celebração do caminho artístico da estudante. “A trajetória da Isadora na dança, nossa estudante da Emeb Aline Giovana Schmitt, é motivo de muito orgulho para todos nós. Ela é fruto da educação pública municipal, estudante das nossas Oficinas de Dança do Programa Contraturno + Movimento. Recebemos da prefeita Carmen Zanotto a missão de transformar a educação municipal. Esperamos contribuir para que novos talentos, como, a Isadora, surjam cada vez mais nas nossas unidades”, enfatiza o secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira.

A dança e ritmo preferidos da lageana não poderiam ser outros. “Gosto bastante de Street Dance e Hip Hop”, declara. A estudante da Emeb Aline Giovana Schmitt gosta de movimentar o corpo, mesmo nas horas vagas. “Gosto de lutar também. Vou para a academia fazer taekwondo.”

De acordo com o tio, a paixão pela dança a fez desistir da possibilidade de disputar um Mundial da categoria esportiva. “O dia que ela ia para a competição, em Minas Gerais, coincidiu com o Dança Catarina. A passagem já estava comprada. Seria a primeira vez que ela andaria de avião, mas, ela desistiu para participar do Dança Catarina representar a Escola, porque é uma coisa que ela gosta. E foi muito bem, valeu a pena”, derrete-se o tio.

Para Anderson, Isadora é uma inspiração para os outros estudantes. “A gente sabe que sempre tem alguém que se destaca mais. Os alunos têm uma inspiração dentro do grupo. Acredito que a Isadora é uma delas. As pessoas percebem que ela gosta de dança, enxergam a força de vontade nela, se inspiram para tentar se parecer ou fazer os movimentos iguais a ela.”

E onde a própria Isadora pretende estar daqui dez anos? “Eu quero estar dando aula, dançando bastante, em festivais, assim, lá fora”, avisa.  Sempre em movimento, representando Lages em festivais e mantendo a tradição da família em transmitir a paixão pela dança. É assim que Isadora pretende seguir a vida. Sempre no ritmo, movimento e batida do Street Dance.


Fonte: Prefeitura Municipal de Lages

mais sobre:

Deixe uma resposta

publicidade