Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Feirão do Emprego em Lages mobiliza pessoas com deficiência, reabilitados e jovens aprendizes

09/09/2025 17:38

' Arte: Divulgação' : ' '

Com o objetivo de promover a inclusão e ampliar as oportunidades no mercado de trabalho, o Banco do Emprego, setor ligado à Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Inovação é parceiro do “Dia D da Inclusão” que vai acontecer em Lages nesta sexta-feira (12). O evento será realizado das 9h às 16h, nas dependências do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), localizado na rua Archilau Batista do Amaral, 745, no bairro Universitário.

O evento, voltado à empregabilidade e valorização da diversidade, é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped), com apoio da Prefeitura de Lages, por meio das secretarias municipais da Indústria, Comércio e Inovação e de Assistência Social.

Neste dia, será realizado um Feirão do Emprego especificamente para Pessoas com Deficiências (PcDs), reabilitados do INSS e jovens iniciantes no mercado de trabalho. Aproximadamente 13 empresas devem participar do feirão, ofertando vagas que poderão ser preenchidas por este público. 

O feirão vai disponibilizar serviços como triagem de currículos e encaminhamentos para vagas em empresas parceiras, além da aplicação do Laudo Caracterizador e orientações sobre direitos trabalhistas.

O formato do Dia D combina chances imediatas de contratação com orientação e encaminhamento de longo prazo, permitindo que as pessoas interessadas saiam do evento com vagas em aberto, cadastro atualizado para processos seletivos ou encaminhamentos para formação complementar.

Semana Inclusiva de Santa Catarina

O “Dia D da Inclusão” faz parte da programação da Semana Inclusiva de Santa Catarina, que comemora sua décima edição, com atividades nas cidades de Lages, Blumenau, Chapecó, Joaçaba, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul e Joinville.

Sob coordenação do Ministério do Trabalho e Emprego e do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina, o “Dia D da Inclusão” acontece desde 2015. Em 2016 iniciaram as Semanas Inclusivas de Santa Catarina, com atividades em Florianópolis e em Blumenau, expandindo-se ao longo dos anos para outras cidades. A programação também aumentou, e passaram a ser realizados seminários, mostras, apresentações de cultura e esporte. 

Impacto e articulação institucional

Desde sua criação, a Semana Inclusiva vem consolidando uma rede de parceiros que envolve secretarias estaduais e municipais, instituições de ensino profissionalizante (como o Senai), sindicatos, empresas privadas e organizações da sociedade civil. Essa articulação é apontada pelos organizadores como um diferencial: ao integrar atendimento jurídico, capacitação técnica e aproximação direta com empregadores, amplia-se a efetividade das políticas públicas de inclusão.

Especialistas afirmam que ações desse porte contribuem para reduzir barreiras — físicas e atitudinais — e favorecem a adaptação de ambientes e processos seletivos para receber profissionais com diferentes tipos de deficiência. A experiência acumulada desde 2015 permitiu ainda identificar práticas bem-sucedidas que agora são replicadas em outras etapas e municípios.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Lages


mais sobre:

Deixe uma resposta

publicidade