ANIVERSÁRIO
Lages, 256 anos fazendo história
' Almirante Soares/Nossa Lages' : ' '
Com muita história ao longo do tempo, Lages, a princesa da Serra Catarinense, completa 256 anos neste 22 de novembro. Sua primeira denominação foi Campos de Lajes. Lages recebeu esse nome porque havia muita pedra laje (arenito) na região.
A denominação religiosa de Lages foi Vila de Nossa Senhora dos Prazeres de Lajes. Esse nome homenageia a santa de devoção de Correia Pinto. Em 1960, recebeu o nome de Lages. O atual nome é escrito com a letra g.
Lages é um município que concentra serviços educacionais, financeiros e de saúde, é a principal cidade da região. É o maior município do estado de Santa Catarina em extensão territorial e o 8º maior em população.
O município que atrai visitantes pelo frio e turismo rural se destaca cada vez mais também na economia.
História
Fundada em 22 de novembro de 1766 por Antônio Correia Pinto de Macedo, Lages é a maior município catarinense em área. Seu território é maior, inclusive, que a cidade de São Paulo.
A cidade era rota comercial entre o Rio Grande do Sul e São Paulo e pertencia a este estado até 1820, quando virou território catarinense. Foi de Lages que saiu o único catarinense presidente da República: Nereu Ramos.
"Temos três cidades catarinenses que são mais antigas: São Francisco, a antiga Desterro e Laguna. Lages é a quarta cidade do estado. E a primeira cidade mais antiga do interior do estado. Por isso, tem uma tradição do homem do campo, do lageano sempre atento", detalha o escritor e historiador Cláudio Rodrigues da Silveira.