Matheus Palla, Lageano que fez história através do Fisiculturismo

' ' : ' Foto: Arquivo pessoal Matheus Xavier Palla'
Matheus Xavier Palla, 24 anos, é destaque quando se fala de Fisiculturismo em Lages e na Serra Catarinense. O lageano que já participou de competições como o Arnold Classic South America, em São Paulo, pratica o esporte há nove anos e deseja surpreender a todos com o retorno aos palcos, almejando o título de profissional.
Palla coleciona medalhas em quase uma década no esporte, oportunidade em que adquiriu aprendizado e fez grandes amizades. Até os dias atuais, ele já subiu ao palco 13 vezes, sendo campeão dos estreantes em 2014 pela Federação Catarinense de Culturismo – IFBB SC, tricampeão catarinense pela IFBB SC (2014, 2015 e 2017), e campeão do IFBB Pro League SC 2019 em duas categorias, até 23 anos e sênior até 70 quilos. O atleta ainda participou do Campeonato Brasileiro, em Brasília, no ano de 2015, mas seu principal feito foi a participação no Arnold Classic South America 2019 (nível internacional).
De família humilde, Xavier Palla iniciou a carreira no esporte aos 16 anos com o sonho de proporcionar um futuro melhor para sua mãe, Yara. No início, ele não acreditava ser possível praticar um esporte como o Fisiculturismo, por ser considerado um investimento alto.
Entretanto sua dedicação e persistência em alcançar o objetivo foram maiores que as dificuldades. "No começo, eu não tinha condições de praticar um esporte como fisiculturismo, então, o professor de Educação Física, Joel Lamim, que também foi meu professor no colégio, me auxiliou”, relata. “Eu percebi que o Mateus começou a ter grande interesse por musculação e pelo fisiculturismo, conversamos e começamos a fazer um treino específico para isso”, completa Lamim.
O jovem atleta impressionou por aprender rapidamente e sua musculatura responder com facilidade. Com foco total no esporte, Xavier Palla começou a estudar movimentos, posturas e música de apresentações.
O então treinador lembra emocionado da primeira competição do jovem, em Balneário Camboriú, no Estadual Estreante. “O impressionante é que ele era pequenininho, com apenas 16 anos, iniciando a musculação, começando a definir a musculatura e, quando entrou no palco, tornou-se um gigante”, relembra.
No entanto, se engana, quem pensa que a trajetória de Palla foi fácil. Um dos momentos mais desafiadores de sua carreira ocorreu em 2018, quando ele se preparava para o Arnold Classic South America, em São Paulo. Diante um dos eventos mais importantes em sua curta trajetória, o atleta teve que lidar com a morte da mãe, Yara, vítima de um câncer.
Além disso, dez dias depois, a vida lhe pregou outra peça. “Após perder minha mãe, em pouco tempo, vi meu treinador, ídolo, irmão e amigo, João Vicente Lobe Ladewing, vulgo Juca, também falecer”, relembra o atleta.
Apesar de tudo, Matheus Xavier Palla deu a volta por cima, encontrou na dor a motivação que o levaria para grandes conquistas. “Fiquei triste, mas a dor me deu mais forças para continuar”.
Emocionado, o atleta conta que quando o dia da grande competição chegou, sentiu a presença da mãe e do amigo e treinador. “Chegou o dia da competição, eu poderia ter desistido sabendo que não estariam comigo lá, fisicamente, mas aprendi a carregar todos os ensinamentos deles. Quando subi ao palco, olho e não vejo meu treinador ao lado e minha mãe na plateia. É triste, mas os sinto como se estivessem ali comigo”.
Palla chegou ao fim com a sétima colocação. O título almejado não veio, mas o sentimento foi de um verdadeiro campeão. “Posso não ter vencido a competição, mas, na minha mente, venci meu pior adversário, eu mesmo”.
Atualmente, auxiliado pelo treinador Junior Rodrigues, preparador de atletas de bodybuilder, ele divide com o profissional os méritos das conquistas, e lembra também da importância de patrocinadores que sempre estiveram ao seu lado.
O treinador de Palla explica que o atleta está passando pelo período de ‘offseason’, em que há prioridade para o ganho de massa muscular. “Devido à pandemia esse ano, vamos trabalhar nesse formato”, comenta.
Fonte: Esporte SC