LUTO
Osvaldo Uncini tinha Lages como sua pátria
' ' : ' '
"Se pátria é onde vivemos bem, Lages é a minha pátria". Essa frase dita por Osvaldo Uncini quando do recebimento de título de cidadão lageano em 7 de dezembro de 2010, o que demonstra que o ex-vereador e agropecuarista natural de Passo Fundo no Rio Grande do Sul realmente amada Lages e seu povo, deixando muita saudade.
Aos 78 anos, Uncini sai deste plano após sofrer um acidente na tarde de quarta – feira (31/05) com uma colheitadeira. O ocorrido foi em uma de suas propriedades no Distrito de Salto Caveiras interior da cidade.
Osvaldo Uncini, chamado pelos amigos mais próximos de Tajabeco foi um visionário tanto no meio político como no agronegócio e deixa um legado lindo pois além de gerar emprego e renda em Lages ainda estendia a mão de forma anônima ajudando muitos através de apoios a projetos sociais.
A trajetória de Tajabeco
Osvaldo Uncini, foi casado com Terezinha Manfroi, a Tica e deixa dois filhos: Isabel Cristina e Paulo Roberto.
Nascido em 8 de janeiro de 1945, Uncini é natural de Passo Fundo (RS). Filho de agricultores, passou a infância e a adolescência na cidade gaúcha de Mato Castelhano. Veio para Lages aos 17 anos e sua primeira ocupação foi como motorista, a qual exerceu até 1969. A partir daí, se dedicou à agricultura, sendo pioneiro no cultivo de arroz irrigado na região, além de plantar trigo e soja, tornando-se um dos maiores produtores de grãos da Serra Catarinense.
Ingressou na vida política nos anos 1980, como membro do Partido da Frente Liberal (PFL). Foi eleito vereador na 11ª (1989-1992) e na 12ª Legislatura (1993-1996) da Câmara de Lages, ocupando a presidência do Legislativo entre janeiro e agosto de 1995. Foi idealizador da Escola Itinerante e um grande defensor da área rural. Uncini também foi presidente da Cooperativa Agropecuária do Planalto Serrano (Cooperplan), secretário municipal de Agricultura e secretário de Desenvolvimento Regional (SDR) em Lages.
Em 7 de dezembro de 2010, Osvaldo Uncini, conhecido pelos amigos como Tajabeco, foi agraciado com o título de Cidadão Lageano. Na ocasião, demonstrou seu amor pela cidade que escolheu viver. “Lages é a minha pérola. Algo bonito e valioso com a qual se presenteia alguém que queira bem. Estimo acima de tudo o carinho e a simpatia da gente lageana, uma impressão que aumenta a cada conversa, a cada visita, a cada momento que vivo aqui. Se pátria é onde vivemos bem, Lages é a minha pátria”, exaltou.
Luto oficial por três dias na cidade
O prefeito em exercício, Juliano Polese (PP), decretou, neste dia 31 de maio, luto oficial de três dias em razão do falecimento de Osvaldo Uncini, que atuou inclusive no paço como secretario municipal de agricultura.
Juliano estende seu sentimento de pesar a toda a família Uncini “Só nos resta pedir a Deus que conforte o coração de seus familiares e amigos, que se encontram acometidos pela triste perda, dando-lhes forças para superarem este momento difícil e para conviverem com tamanha saudade”, declarou o prefeito.
Notas de pesar
A Câmara de Vereadores de Lages, onde Osvaldo Uncini atuou como vereador por dois mandatos também soltou nota sobre o ocorrido, que diz “O Poder Legislativo Lageano manifesta pesar e transmite votos de condolências aos familiares e amigos enlutados de Osvaldo Uncini”
Em suas redes sociais o vereador Aldori Freitas, o Freitinhas (MDB) que preside o legislativo lageano lamentou o ocorrido. “É uma grande perca para o meio empresarial do agro e político já que seu Uncini foi um ser iluminado por onde passou” disse Freitinhas
Quem também usou dos meios sociais para lamentar a morte do amigo, ex-companheiro de trabalho e correligionário de partido foi o vereador de Lages, Ozair Coelho de Souza, o popular Polaco.
Polaco assim escreveu – “Hoje meu coração se parte e a dor enche ele. Toda a perda é dolorida, mas existem algumas que devastam nosso ser.
É com grande pesar que informo a todos meu grande amigo, parceiro, em vários momentos um pai e acima de tudo um grande aconselhador político o grande Osvaldo Uncini faleceu no dia hoje (31/05/2023).
Não acreditei quando recebi a notícia, e não consigo ainda acreditar que este grande empresário do agronegócio, um verdadeiro amigo daqueles que a vida não nos dá muitos hoje se despede de nós.
A toda a família do Seu Osvaldo os meus mais sinceros sentimentos!