Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Prefeitura de Lages antecipa salário de dezembro e injeta recursos na economia local antes do Natal

22/12/2025 13:56

' Foto: Fábio Pavan' : ' '

Apenas nove dias. E o ano de 2025 estará concluído. É hora de acessar a calculadora, com a sensação de dever cumprido sobre as atividades concretizadas e as metas e sonhos alcançados no decorrer do ano. Geralmente, as pessoas anotam em seus planners e planilhas digitais o seu planejamento financeiro de fim de ano e de viagens de férias e as programações econômicas e orçamentárias do começo do ano subsequente, no caso, 2026. A somente três dias do Natal, empreendedores lageanos abriram novos postos de trabalho temporários, consequentemente gerando renda a várias famílias ao conquistar maior lucratividade, girando a engrenagem do desenvolvimento da cidade com maior velocidade neste período.

E para incentivar o desenvolvimento econômico nesta reta final de 2025, a Prefeitura de Lages antecipará o pagamento do salário de dezembro para dia 24, quarta-feira, a um dia do Natal, e a sete dias do Réveillon (uma semana), a Virada para o Ano Novo, 2026, contribuindo diretamente à finalidade das compras de Natal e de preparo a viagens e férias. Mais movimento de consumidores e clientes nas lojas, restaurantes, lanchonetes, pizzariaspubs, bares, supermercados e postos de combustíveis, mais dinheiro girando no comércio, mais postos de trabalho abertos, lucratividade às empresas e mais dinheiro dentro de casa na renda nas famílias.

A Secretaria Municipal da Administração e a Secretaria Municipal da Fazenda informam que, em razão das festividades de fim de ano, o pagamento referente ao mês de dezembro será antecipado para o dia 24 de dezembro.

Lages possui 172.458 habitantes, conforme estimativa Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Censo, divulgado em agosto deste ano. Dos quais, 5.370 são servidores públicos municipais, distribuídos entre trabalhadores efetivos ativos, atrelados à Prefeitura, à Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) e à Câmara de Vereadores; comissionados, e contratados temporários, além de 1.422 efetivos inativos (aposentados e pensionistas) - dados do relatório de 13º salário - novembro de 2025 - fechamento de folha de pessoal. Total de servidores efetivos ativos, comissionados, contratados e efetivos inativos: 6.792. Recorde-se que todos os servidores públicos ativos - efetivos, comissionados e contratados temporariamente - e inativos têm direito ao 13º salário.

A Prefeitura de Lages roteirizou o calendário de pagamentos do último trimestre de 2025 aos servidores públicos municipais. As transferências serão efetuadas para todos os servidores municipais - efetivos, comissionados e contratados. Ainda, nas mesmas datas, os pagamentos aos servidores inativos - aposentados e pensionistas da Previdência Social/Instituto de Previdência do Município de Lages - LagesPrevi.

Os mais recentes pagamentos aconteceram em 28 de novembro (remuneração mensal habitual) e 12 de dezembro, com as transferências bancárias dos valores do 13º salário a cada um dos colaboradores da Prefeitura de Lages, portanto, um intervalo de 14 dias entre um repasse e outro. O próximo e último de 2025 está agendado para o dia 24 de dezembro, relacionado a valores pertinentes aos trabalhos do mês inteiro. 

Serão R$ 99.137.290,53 condizentes às folhas de remuneração de novembro, 13º salário e dezembro. Separadamente, cada um destes três episódios contabiliza precisamente R$ 33.045.763,51.

O contingente de servidores públicos municipais - 6.792 - deverá injetar volume expressivo à economia de Lages nesta temporada de fim de ano, quando as famílias se preparam para seus investimentos em compras de presentes de Natal e Amigo Secreto nos locais de trabalho, família e grupos sociais; roupas, calçados e acessórios novos, maquiagem e penteado para as noites de festividades; formaturas e casamentos; em supermercados, artigos gastronômicos para eventos de encerramento de ano, como carnes, sobremesas, chocolates e bebidas; ceias de Natal e Réveillon; estrutura para receber familiares de outras cidades com hospedagem em suas casas; revitalização da pintura externa das residências; manutenção de veículos para viagens, e passeios e viagens de Natal, Virada de Ano e férias no litoral (combustível, refeições, estadia, parques, shows). Estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços também são acionados, e a indústria de determinados produtos intensifica o volume nas linhas de produção, como é o caso das bebidas. Quitação de dívidas, como faturas de cartão de crédito, e adiantamento de parcelas de financiamentos de imóveis, carros e de empréstimos também aparecem como destino do dinheiro.

Quase que simultaneamente, as pessoas já devem organizar as finanças para as despesas do primeiro bimestre de 2026, a exemplo do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), licenciamento veicular, Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), seguro veicular e residencial, plano de saúde, matrícula escolar e de faculdade, e materiais e uniformes escolares do início do ano letivo.

As datas de pagamento estipuladas já haviam sido combinadas entre a Prefeitura e os três sindicatos laborais no início do ano de 2025, conforme ajustado com os três sindicatos representantes dos trabalhadores do Poder Público Municipal - Sindicato Municipal dos Profissionais em Educação de Lages (Simproel), Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Lages (SindServ) e Sindicato dos Auditores Fiscais e Fiscais da Prefeitura do Município de Lages (Sindiaffi). Portanto, sob sua anuência e consequente aceitação.

Investir e fazer a economia girar

Compras à vista com acesso a descontos ou parceladas no cartão de crédito ou no carnê/crediário: Lages à espera de um bom poder de consumo e aquisitivo

Pagamentos em dia e economia local aquecida. “Desejamos que o nosso comércio - lojas de vestuário, eletrônicos, presentes, restaurantes, pizzarias, cafeterias, supermercados, postos de combustíveis, pontos de conveniência - e a rede hoteleira, incrementem seus postos de trabalho e todas as famílias destes trabalhadores possam ter mais acesso a oportunidades neste Natal. Empregabilidade, desenvolvimento, prosperidade é tudo que esperamos para este fim de ano e para 2026. E aproveitamos para expressar nossas felicitações de um Natal abençoado e Ano Novo de 2026 repleto de sonhos tornados reais as nossas famílias lageanas”, prospecta a prefeita Carmen Zanotto.

Ao finalizar, conforme analisa o secretário da Fazenda, Valdeci Macedo de Liz, “a medida tem como objetivo proporcionar maior comodidade aos servidores, permitir melhor organização financeira das famílias e contribuir para o incremento da movimentação no comércio local, fortalecendo a economia do município neste período”.

A Prefeitura de Lages apoia a criatividade do comércio local em atrair clientes e estimula o dinamismo econômico para elevar os índices do município como cidade interessante aos negócios e ao empreendedorismo.

Fonte: Prefeitura Municipal de Lages

mais sobre:

Deixe uma resposta

publicidade