Prefeitura de Lages registra avanços significativos na Regularização Fundiária em 2025

' Foto: Marcos Heitor de Carvalho/Arquivo' : ' '
A Coordenação Habitacional e Regularização Fundiária, ligada à Prefeitura de Lages, registra o ano de 2025 com importantes resultados na ampliação do acesso à moradia digna e à segurança jurídica para centenas de famílias do município. O trabalho contínuo da equipe técnica permitiu entregar escrituras, avançar em análises e consolidar parcerias estratégicas, fortalecendo o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento urbano e social da cidade.
Ao longo do ano, 131 escrituras foram entregues oficialmente aos moradores do Loteamento Lourival Bet, localizado no bairro Penha, concretizando um sonho aguardado por décadas. Também no período, outras 17 escrituras referentes ao bairro Morro do Posto foram protocoladas no Cartório de Registro de Imóveis, e representam mais uma etapa concluída na regularização fundiária local. No bairro Centenário, o município avançou com o protocolo de 48 escrituras do Loteamento Letti, garantindo aos proprietários maior segurança patrimonial e autonomia sobre seus imóveis.
Além das entregas finalizadas, 2025 também foi marcado pelo trabalho técnico voltado à preparação de novos processos. No Loteamento Maria Angélica, no bairro Santa Catarina, a equipe está finalizando mapas, memoriais descritivos e demais documentos necessários para a regularização de 86 lotes. Processo semelhante está em andamento no Loteamento Dona Augusta, que envolve estudos, levantamentos e revisões documentais para a regularização de 46 lotes.
De acordo com o executivo Habitacional e Regularização Fundiária, Thiago Bettú, um dos destaques do ano foi a parceria estabelecida com a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). A cooperação tem estendido a qualidade dos documentos técnicos e projetos de engenharia, e aproxima a gestão pública do ambiente acadêmico e fortifica a eficiência dos processos. “Os profissionais do setor também participaram de capacitações e formações ao longo de 2025, visando aprimorar os procedimentos de regularização fundiária. Este investimento em qualificação técnica impactou diretamente na melhoria dos serviços prestados à população”, comenta.
Ainda segundo o executivo, esta é uma determinação da prefeita Carmen Zanotto, o compromisso com a cidadania, a justiça social e a valorização das famílias que aguardam há anos pela segurança jurídica de seus imóveis. “As ações seguem em andamento, com novas etapas previstas para 2026, mantendo o foco na transformação de vidas por meio da regularização fundiária”, conclui Thiago Bettú.
Fonte: Prefeitura Municipal de Lages
