Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca apresenta balanço das ações de 2025

' Fotos: Iran Rosa de Moraes' : ' '
A equipe gestora da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, da Prefeitura de Lages, se deparou, logo no início do mês de janeiro de 2025, com grande demanda represada de serviços, especialmente em relação às estradas e pontes. A malha viária apresentava sérios problemas de trafegabilidade, enquanto que a frota de veículos e implementos agrícolas precisava de consertos mecânicos e de reposição de peças. Havia também a defasagem no número de operadores de máquinas pesadas.
Outro problema enfrentado logo no início do ano de 2025 foi a renovação emergencial de contrato com empresas terceirizadas, para a retomada dos trabalhos de manutenção e melhoramento das estradas do interior (uma malha viária com 2.049 quilômetros de extensão). No decorrer deste ano muitos desafios foram superados e a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, da Prefeitura de Lages contabiliza importantes resultados obtidos.

Reconstrução de 22 pontes de madeira e de mil quilômetros de estradas
De imediato foi elaborado processo seletivo, aumentando o quadro de operadores de máquinas pesadas para 14 profissionais. De duas, aumentou-se para três o número de frentes de trabalho terceirizadas, para atuação no melhoramento das estradas vicinais. Outras três frentes foram formadas com maquinário e equipes de servidores da própria secretaria municipal. Em torno de mil quilômetros de estradas foram recuperadas, com serviços de patrolamento, cascalhamento, construção de bueiros e serviços adicionais no que diz respeito à infraestrutura viária do interior do município. Um total de 22 pontes de madeira foram reconstruídas.
18 Pontes de concreto para 2026
Outro projeto de destaque é o de construção de pontes de concreto no interior do município. Já está sendo projetada a construção de 18 pontes de concreto, em parceria com a Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Lages. Ao longo deste ano já foram iniciados os trabalhos topográficos nos locais das novas estruturas a serem construídas.
Asfaltamento de três Pontos Críticos
Já está em processo de licitação as obras de pavimentação asfáltica de três pontos considerados críticos nas estradas do interior: Morro do Vau, na estrada geral da localidade de Macacos, no distrito de Índios; Morro da Aroeira, na estrada de Santa Terezinha do Salto; e o Morro do Caveiras, na estrada de acesso ao Guará. Cada qual medido entre 700 a 800 metros de extensão, por sete metros de largura, sendo meio metro de cada lado para acostamento.
Programa Cultivar
Ao longo de 2025, 424 mil mudas de hortaliças cultivadas no Horto Municipal foram distribuídas, beneficiando diretamente cerca de sete mil pessoas, 16 instituições de cunho beneficente e mais 24 colégios.
Projeto Terra Mágica
Parceria no projeto Terra Mágica, iniciativa da 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca participa com orientação técnica para o cultivo de hortas escolares e com a distribuição das mudas de hortaliças. Em 2025, 14 escolas receberam 2.975 mil mudas.

Artesanato no Campo
Formação de 14 grupos de mulheres, junto às comunidades rurais, dentro do programa Recriando Artes (confecção de artesanato).
Poços Artesianos
Projeto de abertura de cinco novos poços artesianos, com realização de reuniões comunitárias, visitas e inspeções de um geólogo às áreas rurais. Os recursos para abertura dos poços (a partir de 2026) estão garantidos e são provenientes de emenda parlamentar da prefeita Carmen Zanotto, enquanto deputada federal.
Criação das ADRs
Apresentação do projeto de criação das Associações de Desenvolvimento Rural (ADRs). Um total de 14 comunidades rurais foram visitadas pela equipe técnica da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca. As ADRs terão, individualmente, CNPJ e estatuto.
22 novas máquinas e implementos agrícolas
A Prefeitura recebeu neste ano de 2025, um conjunto de 22 novos implementos agrícolas, dentre os quais trator, caçamba e retroescavadeira hidráulica para serem utilizadas nas atividades agropecuárias junto às comunidades rurais de Lages, adquiridos com recursos oriundos de emenda parlamentar no valor de R$ 1,9 milhão, também de autoria prefeita Carmen Zanotto quando deputada federal.
Projeto Água Boa no Campo
Projeto de ampliação e melhoramento do sistema de abastecimento de água potável para as comunidades rurais de Lages. O plano piloto abrange as 14 comunidades rurais do distrito de Índios e, posteriormente, o projeto será estendido para as comunidades do Salto Caveiras e Coxilha Rica. Serão feitas vistorias nas fontes de água: poços artesianos, fontes protegidas (modelo Caxambu), e nas miniestações que fornecem água potável para as escolas e Unidades de Saúde das localidades do interior do município. A determinação da prefeita Carmen Zanotto, atendendo pedidos das comunidades rurais, é melhorar o sistema de abastecimento de água potável de Escolas, Unidades de Saúde, Igrejas e Centros Comunitários.
Incentivo à Agrilages
Em 2025, a Prefeitura destinou terreno de dois mil metros quadrados, na Área Industrial, para a instalação da sede operacional-administrativa da Associação Agrícola de Lages (Agrilages) e, juntamente com a Epagri, presta assistência técnica e assessoria operacional à associação. A Agrilages reúne cerca de 100 agricultores familiares e está habilitada no edital 2025 do Programa Nacional de Alimentação Escolar. “Desenvolvemos parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) no projeto de Olericultura, voltado ao treinamento dos agricultores da Agrilages às práticas produtivas agroecológicas e de prevenção às mudanças climáticas”, destaca o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Pedro Donizete de Souza.
Fonte: Prefeitura Municipal de Lages
