Vacina BCG passa a ser ofertada na Central de Imunização a partir da próxima segunda-feira

' Foto: Divulgação' : ' '
Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria da Saúde, informa que, a partir da próxima segunda-feira (10), a vacina Bacilo Calmette-Guérin (BCG), antes aplicada no Centro de Referência Especializado à Saúde da Criança e do Adolescente (Cresça), passa a ser ofertada na Central de Imunização.
A mudança visa garantir melhor acesso da população e assegurar a adequada conservação do imunizante, otimizando o uso das doses, já que o frasco deve ser utilizado em até seis horas após a abertura.
O imunizante é aplicado em dose única preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento. Crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias ainda podem ser vacinadas, caso não tenham recebido a vacina anteriormente. A vacina é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O atendimento acontecerá nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h, na Central de Imunização, localizada na Praça Leoberto Leal, nº 20, anexa à Vigilância Epidemiológica.
Ainda pensando em facilitar o acesso ao imunizante, a Secretaria da Saúde mantém a disponibilidade da vacina também no Hospital e Maternidade Tereza Ramos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Os pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação da criança e um documento de identificação no momento da aplicação.
Sobre a Vacina
A vacina BCG é uma das mais importantes do calendário de Imunização pediátrico. Embora não ofereça a proteção total contra a tuberculose pulmonar, sua aplicação em massa permite a prevenção das formas mais graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (forma disseminada). A imunização precoce com a BCG protege as crianças de quadros que podem ser especialmente severos nos primeiros anos de vida.
A vacina BCG geralmente deixa uma cicatriz de até 1 cm de diâmetro no braço direito. A reação inclui uma mancha vermelha que evolui para uma pequena ferida e eventualmente cicatriza.
Não é necessário nenhum cuidado prévio para a vacinação. A reação no local da aplicação e a formação de cicatriz são esperadas e não requerem produtos, medicamentos ou curativos. A revacinação de crianças sem cicatriz não é mais recomendada pelo Ministério da Saúde desde fevereiro de 2019.
Bebês prematuros com menos de 2 kg não devem receber a vacina. A aplicação deve ser feita assim que atingirem o peso mínimo recomendado.
Fonte: Prefeitura Municipal de Lages
