Ação na praça do Terminal Urbano convida população à reflexão sobre a violência contra a pessoa idosa durante o Junho Violeta

' ' : ' '
A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa e do Centro de Atenção à Pessoa Idosa (CAPI), realiza nesta sexta-feira (26 de junho) uma ação especial de conscientização na praça Vidal Ramos Sênior, a praça do Terminal Urbano de transporte coletivo, em alusão ao Junho Violeta, mês dedicado à prevenção e ao combate à violência contra a pessoa idosa.

A iniciativa propõe um momento de reflexão à comunidade por meio de uma representação simbólica: uma pessoa idosa sentada sozinha em um banco, acompanhada de mensagens que chamam a atenção para situações muitas vezes invisíveis aos olhos da sociedade, como o abandono, a solidão, a negligência e a falta de respeito.
A escolha do Terminal Urbano como cenário da atividade tem um objetivo estratégico. Em meio ao movimento intenso de pessoas, a ação busca sensibilizar a população para uma realidade que afeta muitos idosos e que nem sempre é percebida. Além da violência física, a campanha destaca formas de agressão que podem ocorrer de maneira silenciosa, como a exclusão, a indiferença, a humilhação e a ausência de cuidado.

A prefeita Carmen Zanotto ressalta que a conscientização da sociedade é fundamental para garantir o respeito e a dignidade das pessoas idosas. “Precisamos olhar com mais atenção para aqueles que ajudaram a construir nossa cidade e nossa história. Muitas vezes, um gesto simples de cuidado, respeito ou escuta pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa idosa. Esta ação é um convite para que a comunidade reflita sobre seu papel na proteção e valorização dessa população”, destaca a prefeita.
A secretária de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, Suzana Duarte, enfatiza que o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa passa pela informação e pela participação de toda a sociedade. “A violência contra a pessoa idosa nem sempre deixa marcas visíveis. Ela pode estar presente no abandono, na negligência e na falta de atenção. Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas para que reconheçam essas situações e contribuam para a construção de uma sociedade mais respeitosa, acolhedora e atenta aos direitos da população idosa”, afirma a secretária.

A campanha também chama a atenção para a importância do convívio entre as gerações, incentivando crianças, adolescentes e adultos a valorizarem a convivência com seus avós, pais e demais pessoas idosas.
De acordo com a diretora de Articulação de Políticas para a Pessoa Idosa, Kelly Adriane Scheuermann, ações como esta ampliam o diálogo sobre o envelhecimento e os direitos da população idosa.
O Centro de Atenção à Pessoa Idosa (CAPI) desenvolve durante todo o ano atividades voltadas à promoção do envelhecimento saudável, à convivência social, à orientação e ao acolhimento das pessoas idosas e de seus familiares. A unidade também atua na divulgação de direitos e no encaminhamento de demandas relacionadas à proteção da população idosa.
