OPERAÇÃO
Polícia Civil deflagra Operação Impérium contra organização criminosa em Blumenau

' ' : ' '
Condomínios populares da rua Elvira Bornhofen no bairro Passo Manso em Blumenau, no Vale do Itajaí, foram alvo de uma grande operação da Polícia Civil na manhã de sexta-feira (18). Ao todo, 86 policiais civis estiveram no local conhecido como ‘Brooklyn’.
Chamada de Operação Imperium, o trabalho de seis meses de investigação da Polícia Civil ganhou um novo passo importante, na tentativa de desbaratar uma suposta organização criminosa com atuação em todo o Estado de Santa Catarina e que atua nos condomínios.
Segundo a Polícia Civil de Blumenau, quatorze pessoas já foram presas nesta operação, que mobilizou helicóptero, cães e dezenas de viaturas. Com sirenes ligadas, os carros foram vistos por várias ruas importantes da cidade, chamando a atenção dos moradores.
Conforme o delegado Bruno Fernando Alves de Oliveira, a Operação Imperium cumpre nesta manhã um total de 51 ordens judiciais, sendo 23 mandados de prisão preventiva e 28 de busca e apreensão domiciliar.
O foco principal da Operação é identificar e prender suspeitos de envolvimento com armas ilegais, tráfico de drogas e morte por espancamento. A ação mobiliza praticamente todo o efetivo da 3ª DRP (Delegacia Regional de Polícia) de Santa Catarina.
Além das divisões que compõem a delegacia regional (DRFR, DPCAMI, DTCA, 2º DP e CRPP), agentes das cidades de Indaial, Gaspar, Ascurra, Timbó, Pomerode, Itajaí, Brusque e Jaraguá do Sul prestaram apoio na operação. O Saer (Serviço Aeropolicial) também atuou, além do NOC (Núcleo de Operações com Cães) da Polícia Civil de Santa Catarina.
“Após seis meses de investigações, conseguiu-se identificar diversos integrantes da organização criminosa atuando na região conhecida como ‘Brooklyn’, local onde há diversos condomínios. Lá, promovem diariamente o tráfico de drogas, comércio de armas de fogo, aliciamento de menores de idade, além de espancamentos que resultaram em mortes” afirma o delegado Bruno Fernando.
Conforme o investigador, todos os presos foram trazidos para sede da DIC (Divisão de Investigação Criminal) no bairro Garcia, em Blumenau. No local, eles serão interrogados e depois encaminhados ao Presídio Regional de Blumenau, onde ficarão à disposição do Poder Judiciário.