Reunião para definir futuro de cemitério em fazenda no interior de São Joaquim termina sem acordo

' ' : ' '
Uma reunião realizada na quinta-feira (3), para definir o destino de um cemitério com cerca de 120 anos, na localidade de Monte Alegre, cerca de 10 km do centro de São Joaquim, Santa Catarina, terminou sem definição. O encontro foi entre representantem jurídico do atual proprietário da fazenda onde se encontra o o centenário campo-santo e aproximadamente 150 pessoas, entre elas familiares de pessoas sepultadas no local.
O dono da propriedade, residente em Florianópolis, apresentou uma proposta para a remoção dos restos mortais com o objetivo de iniciar um novo empreendimento na área. Segundo ele, todas as despesas com o traslado dos corpos para outro ponto da mesma fazenda, nos fundos do terreno, seriam custeadas por ele.
A proposta, no entanto, foi rejeitada pelos familiares, que se manifestaram contra qualquer tipo de remoção dos jazigos. Com a recusa, as negociações foram encerradas. O cemitério abriga cerca de 70 jazigos e mais de 100 pessoas sepultadas, que é considerado parte da memória histórica da comunidade.
Fonte: Rádio Nevasca FM/São Joaquim
Imagem: Agnaldo Silva