logo RCN
Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Eleições municipais: importância e impactos na política local

03/10/2024 10:14

' ' : ' '

Estamos nos avizinhando de mais um pleito municipal. Neste 6 de outubro os eleitores dos 5.565 municípios brasileiros terão a oportunidade de escolher o prefeito ou prefeita e os vereadores que irão nortear o futuro de cada cidade pelos próximos quatro anos.
As eleições municipais são um dos pilares mais significativos da democracia, pois determinam os governantes que estarão diretamente envolvidos no cotidiano dos cidadãos: prefeitos e vereadores. Esses representantes locais têm a responsabilidade de administrar os municípios, legislar sobre questões locais e fiscalizar o poder executivo, sendo essenciais para a qualidade de vida nas cidades e a efetivação dos direitos garantidos pela constituição.
Na Serra Catarinense segundo levantamento do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) a região conta hoje com 234.521 eleitores, exatos 5.367 eleitores a mais do que a última eleição municipal em 2020.
Estes eleitores vão as urnas nos 18 municípios da Serra onde há 53 candidatos a prefeito e 171 candidatos a vereadores que durante 45 dias de campanha buscaram conquistar os eleitores com diversas ações. Desde os conhecidos comícios até o corpo a corpo nesta reta final.
Em Lages segundo a Justiça Eleitoral o pleito municipal é organizado e acompanhado por três zonas eleitorais sendo haverá 589 urnas eletrônicas a disposição dividas assim: Zona 21: 186; Zona 93: 211 e Zona 104: 192 que se referem aos municípios de Lages, Bocaina do Sul, Capão Alto, Correia Pinto, Painel, Palmeira, Otacílio Costa e São José do Cerrito.

A relevância das eleições municipais
As eleições municipais são fundamentais porque afetam diretamente as políticas de proximidade com os cidadãos. Enquanto o governo estadual e federal lida com questões de maior escala, as eleições municipais lidam com demandas cotidianas: o estado das ruas, a qualidade dos serviços de saúde e educação, o transporte público, o saneamento básico e até a segurança nos bairros.
Essa proximidade faz com que o eleitor tenha mais contato com os representantes eleitos, facilitando a cobrança por melhorias. O voto no município tem um peso específico, pois influencia diretamente a qualidade de vida dos cidadãos e a administração do espaço onde vivem.

Documentos para votar
Eleitores com a situação regular na Justiça Eleitoral, mesmo que não tenham a biometria coletada, poderão votar normalmente nas eleições municipais de 2024 no próximo dia 6 de outubro.
É importante apresentar um documento com foto para se identificar na seção eleitoral. Além do título de eleitor, os documentos válidos na hora de votar são:
carteira de identidade (Registro Geral ou RG) ou a identidade social (no caso de pessoas trans e travestis); passaporte certificado de reservista (para homens que prestaram serviços militares na reserva); carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei; carteira nacional de habilitação (CNH).
O uso do aplicativo e-Título como documento de identificação é válido somente para quem já tem o cadastro biométrico, ou seja, para aqueles eleitores em que aparecem os dados e a fotografia no aplicativo. Mas, caso o eleitor queira utilizar a versão física do título eleitoral, ainda é necessário apresentar um dos documentos descritos acima.



👉ASSINE AGORA E RECEBA EM CASA SEU JORNAL:  (49) 3191-0959. 

📲 ACOMPANHE TAMBÉM AS NOSSAS REDES SOCIAIS: 

INSTAGRAM - https://www.instagram.com/domomentolages

FACEBOOCK - https://www.facebook.com/domomentolages

📌 - ACESSE NOSSO GRUPO DE WHATSAPP: 

https://chat.whatsapp.com/HAuLHp70tN84JIEqvC7V9h


 

mais sobre:

Deixe uma resposta