Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Caminhada pela Vida: A Serra contra o AVC

16/09/2025 13:41

' Foto: Onéris Lopes' : ' '

A Associação dos Municípios da Serra Catarinense – Amures, será uma das parceiras da campanha que acontecerá em outubro, voltada a conscientizar a população sobre os riscos do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a importância da prevenção. A iniciativa do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres e do Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), cujo tema: “Caminhada pela Vida: A Serra contra o AVC”, reunirá ações educativas, orientações de saúde e atividades físicas em todos os 18 municípios da região.

O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, recebeu na tarde dessa segunda-feira (15), a Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde – NEPHS da Secretaria da Saúde de Lages e Articuladora da Comissão de Integração Ensino-Serviço – CIES, da Serra Catarinense, Franciele Spolti Lorenzetti Miguel, o diretor executivo HNSP, Éder Gonçalves, o enfermeiro CER II, André Roberto Faria e a Estagiária de Enfermagem, Isabella Klock, para tratar sobre o apoio da Amures à campanha.

Objetivo será sensibilizar a comunidade sobre fatores de risco como hipertensão, diabetes, sedentarismo e tabagismo, além de incentivar hábitos de vida saudáveis. A programação prevê caminhadas, distribuição de folders, palestras rápidas, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e demonstrações de exercícios.

A primeira ação está prevista para acontecer dia 21 de outubro, a partir das 14 horas nas praças públicas dos municípios, de forma simultânea com duração 3 horas de atividades. Dia 23 de outubro se repete na Praça João Costa, em Lages. E dia 26, com um Passeio Ciclístico, a partir das 8 horas. A programação prevê, ainda, dia 29 das 8h às 16h30 – Seminário “A Serra contra o AVC”, em Lages.

Segundo os organizadores, a abertura será marcada pela Caminhada pela Vida, que em Lages terá início na frente da Catedral e seguirá até a Praça João Costa. Nos demais municípios, a concentração será nas igrejas matrizes, com destino às praças centrais. Durante os trajetos, faixas, camisetas e cartazes com frases educativas chamarão a atenção para os sinais e sintomas do AVC.

Atividades nas praças

Nos pontos de chegada, estruturas serão montadas com estandes de orientação, em parceria com as secretarias municipais de Saúde. Profissionais como médicos, enfermeiros, nutricionistas e educadores físicos oferecerão atendimento direto à população. Entre as atividades previstas estão: Distribuição de materiais informativos sobre prevenção e sinais de alerta do AVC; Orientações presenciais com profissionais de saúde; Testes rápidos de pressão arterial e glicemia; Palestras curtas sobre hábitos saudáveis; Demonstrações de exercícios para reduzir o estresse e fortalecer o sistema cardiovascular e Espaço Kids, com atividades do Projeto Angels.

Fortalecimento da linha de cuidado

De acordo com os organizadores, além de conscientizar a população, o projeto busca fortalecer a linha de cuidado ao AVC na Serra Catarinense, com foco no diagnóstico precoce, encaminhamento rápido aos serviços de emergência e continuidade do processo de reabilitação. A expectativa é que as ações aproximem profissionais de saúde e comunidade, promovendo um amplo debate sobre o tema em toda Serra Catarinense.


Fonte: Assessoria de Comunicação | Amures

mais sobre:

Deixe uma resposta

publicidade