Carnes de qualidade e valor: Palmeira inova em parceria inédita com a Coopertropas

' ' : ' '
A Casa de Carnes de Palmeira, que já simboliza a forte tradição agropecuária do município, vai iniciar um ciclo de protagonismo com a chegada da Cooperativa de Carnes Nobres e Novilhos Precoces da Serra, a Coopertropas. A cooperativa, com atuação reconhecida internacionalmente, está transferindo sua sede para Palmeira e passará a operar um entreposto a partir do espaço público cedido pela Prefeitura, fortalecendo a cadeia produtiva e a economia de Palmeira.
Com a parceria, o município reforça seu papel como Capital Catarinense das Carnes de Qualidade — título reconhecido por lei estadual — e projeta sua imagem para além das divisas regionais, unindo tradição à inovação, e o campo ao mercado. A produção do entreposto vai promover a marca de Palmeira, levando em suas embalagens a inscrição da marca "Capital Catarinense das Carnes de Qualidade Palmeira - SC.
A construção da Casa de Carnes, anexa à Casa do Agricultor, contou com aporte de aproximadamente R$ 800 mil em emendas parlamentares, indicadas pelo deputado Marcius Machado, que custearam a construção e a aquisição dos equipamentos para o empreendimento. É do deputado Marcius, também, a lei estadual que denomina Palmeira como Capital Catarinense das Carnes de Qualidade.
Para o prefeito Sandro Masselai, a chegada da Coopertropas representa uma virada estratégica para a cidade. “Palmeira tem orgulho de suas raízes, e agora, com essa parceria, transforma tradição em oportunidade. Ganhamos em identidade, em economia, em emprego e na valorização do nosso produtor rural. A Casa de Carnes passa a ser uma vitrine do futuro que estamos construindo e que será muito bom para nossos produtores e para nosso município”, destacou.
Parceria prevê contratação de mão de obra local
Além de colocar em uso um espaço público importante, a parceria possibilita a geração de empregos, priorizando mão de obra local, o fortalecimento da agricultura familiar e da cooperação entre pequenos produtores locais. Com o funcionamento da nova sede, que além do entreposto de carnes, vai comercializar carnes de qualidade numa boutique anexa à casa do agricultor, a expectativa é de que a cooperativa volte a atrair produtores da cidade, fortalecendo toda a cadeia produtiva e injetando capital no movimento econômico de Palmeira, uma vez que a Coopertropas chega a Palmeira movimentando cerca de R$ 24 milhões anuais.
Com a previsão do início de operações para o final de 2025, o projeto apresentado pela Coopertropas é ambicioso e inclui treinamentos, capacitação técnica e fortalecimento da marca local, além de uma série de iniciativas que alinham qualidade, sustentabilidade e valorização de origem. Com a transferência da sede, Palmeira se posiciona também como polo estratégico de comercialização e distribuição de carnes nobres em Santa Catarina. Além disso, no projeto de expansão da cooperativa está a construção de um frigorífico próprio no município.
"É a realização de um grande sonho da Coopertropas, que vem sendo construído desde o governo da ex-prefeita Fernanda e, agora, sai do papel. Estamos certos de que será um tempo de muito crescimento para a cooperativa e muita colaboração para impulsionar ainda mais o crescimento de Palmeira", destacou Eliel Burigo, presidente da Coopertropas, que tem previsão de iniciar as operações na cidade até o fim de 2025.
Essa é mais uma das ações da atual gestão para movimentar a economia, gerar renda, dar novos propósitos aos espaços públicos e reafirmar a vocação produtiva do município.