logo RCN
Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Pitaya se transforma em referência para Cerro Negro

28/01/2025 14:16

' ' : ' Foto: Onéris Lopes'

A cidade de Cerro Negro, na Serra Catarinense está se consolidando como a maior produtora de pitayas da região, e aos poucos deve se tornar referência na cultura dessa fruta exótica e nutritiva. 

Para celebrar o sucesso da safra, que promete ultrapassar as 10 toneladas esse ano, a cidade vai realizar na quarta-feira (29), a abertura oficial da temporada de colheita da pitayas, com um evento voltado ao turismo de experiência, é o “Colhe e Pague” de pitayas. A iniciativa é da prefeitura em parceria com a Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (Adrel) e produtores locais, e será realizado na Comunidade de Barra do Salto, a partir das 14h30. A comunidade está convidada a vivenciar a experiência de colher suas próprias pitayas diretamente do pé e saborear a fruta fresca em meio à natureza. No local, também haverá uma feirinha com produtos artesanais da região para os visitantes.


Com cerca de cinquenta variedades cultivadas, a diversidade da produção de pitayas em Cerro Negro impressiona, e esse é o principal motivo para a ideia de se buscar o reconhecimento de capital Estadual da Pitaya, segundo a diretora executiva da Adrel, Elisa Lima.
“Estamos avaliando com a iniciativa privada e pública, a possibilidade de tramitar um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e buscar esse reconhecimento legal para Cerro Negro. Isso ajudaria, inclusive, a motivar a expansão de novas áreas de produção”, conta.

Ademir do Prado, um dos maiores produtores da região, destaca que o clima foi favorável no último ano e a expectativa é de uma ótima safra.
“Tivemos frutos com mais de um quilo, mas sabemos que a produção depende muito da florada nessa época”, diz o produtor.

mais sobre:

Deixe uma resposta

publicidade