logo RCN
Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Município de Bom Retiro inicia testes com britador móvel para melhorias nas estradas e combate ao assoreamento

17/07/2025 09:24

' ' : ' '

A Prefeitura de Bom Retiro, sob a administração da Prefeita Helena Schild de Oliveira, deu início à operação do britador móvel no Rio Campo Novo. A iniciativa, em fase de testes, busca inovação no manejo de materiais para aplicar nas estradas do município e mitigar problemas ambientais, como o assoreamento do rio que afeta a infraestrutura local.
O equipamento, que tem capacidade de produzir até 200 toneladas de material por hora, é utilizado para transformar os sedimentos locais em brita, que será reaproveitada nas estradas do Campo Novo e Paraíso da Serra. Esse projeto piloto é fruto de uma parceria entre a administração municipal, o Governo do Estado, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e a Defesa Civil.
Segundo a Prefeita Helena Schild de Oliveira, "o britador móvel será de grande serventia para identificar o material mais adequado às necessidades das estradas do município, promovendo melhorias tanto na infraestrutura quanto na preservação ambiental. Além de utilizar o material produzido nessas estradas, o equipamento é uma importante ferramenta no enfrentamento do assoreamento do Rio Campo Novo, que causa alagamentos em vias e terrenos da região."
A iniciativa não só representa uma solução sustentável, aproveitando o material natural depositado nas margens do rio, mas também visa expandir o uso da tecnologia para outras estradas importantes do município, melhorando as condições de tráfego e reduzindo os impactos causados por enchentes e erosão.
Neste primeiro momento, o material produzido beneficiará as comunidades do Campo Novo e Paraíso da Serra, mas a administração municipal pretende levar a inovação para todas as principais estradas de Bom Retiro.
Com isso, Bom Retiro reafirma seu compromisso em buscar soluções modernas e eficazes para o desenvolvimento sustentável da região.

mais sobre:
Previous Next

Deixe uma resposta

publicidade