Lages levará propostas à Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres em Brasília

' ' : ' Fotos: Ministério das Mulheres/Divulgação e Secretaria de Políticas para a Mulher e para o Idoso/Divulgação'
O município de Lages e as demais cidades da Serra Catarinense estão esforçadas em tratar o tema do fim da violência contra a mulher de modo cada vez mais incisivo, permanente e resolutivo, englobando a sensibilização, conscientização e educação para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos da sociedade brasileira. A Campanha Nacional Agosto Lilás [cor lilás emblemática como atenção à pauta, ao estampar e iluminar prédios públicos, patrimônios e pontos turísticos Brasil afora], planejada, organizada e encampada pelo Ministério das Mulheres/Governo Federal, com desenvolvimento por Estados e municípios [prefeituras], está chegando ao seu término, mas isto não significa a conclusão das mobilizações e o esquecimento da causa, muito pelo contrário. O assunto deve ser discutido diariamente e incansavelmente, em todos os segmentos da comunidade, sejam saúde, educação, assistência social, esporte, cultura, e em todos os ambientes - da reunião de famílias, entre mulheres e homens, na associação de moradores, aos encontros na igreja; das aulas de artesanato aos jogos de futebol; das salas de aula das escolas aos bancos acadêmicos da faculdade. O tema é urgente; o tema é sobre vidas e sonhos.
Nesta semana, especificamente nos dias 27 e 28 de agosto (quarta e quinta-feira), Santa Catarina recebeu a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres de Santa Catarina (5ª CEPMSC), evento promovido na capital do Estado, Florianópolis, concentrando em torno de 300 mulheres de todo o Estado no Hotel Canto da Ilha.
Promovida pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/SC), em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), a Conferência reuniu lideranças e membros da sociedade civil para debater políticas públicas voltadas às mulheres e tem como propósito ampliar a participação das diversas entidades de mulheres para estabelecer um diálogo entre sociedade civil e órgãos de promoção de políticas às mulheres nos âmbitos municipal, estadual, distrital e federal.
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, o evento reuniu cerca de 300 participantes, entre gestoras públicas, lideranças sociais, conselheiras e cidadãs de todas as regiões do Estado. Ao final da Conferência foram eleitas as 74 delegadas que representarão Santa Catarina na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM). A secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política no Ministério das Mulheres, Sandra Kennedy, compareceu à solenidade de abertura.
Ao todo, foram realizadas 31 Conferências em Santa Catarina, entre etapas municipais e regionais, que subsidiaram as discussões da etapa estadual.
No fim de junho, Lages sediou a 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres e a 1ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres, quando houve discussões a respeito de iniciativas em defesa dos direitos do público feminino e prevenção à violação das normas de proteção.
Na Conferência Estadual, em Florianópolis, Lages esteve representada pela prefeita Carmen Zanotto, e pela secretária municipal de Políticas para a Mulher e para o Idoso, Suzana Duarte, entre outros profissionais técnicos da pasta, a Secretaria pioneira e única em Santa Catarina, de salvaguarda especial a meninas e mulheres do município.
Na ocasião, Lages e a Serra Catarinense elegeram suas dez delegadas, das quais, quatro de Lages e seis das demais cidades da área inerente à Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).
De Lages: Suzana Pereira Morais Duarte, Vera Lúcia Vargas, Adriana Santos Tomazoni e Rita de Cassia Lang; Bocaina do Sul: Doraci Rosa Graciano Lemos de Oliveira; Correia Pinto: Elba Camargo de Andrade; São José do Cerrito: Gorete Aparecida Mendes de Moraes e Karine da Luz Machado, e Rio Rufino: Julia Beatriz Soares de Oliveira e Dalva Maria Moraes.
Lages e Serra estarão simbolizadas e caracterizadas a partir da defesa das propostas elencadas, elaboradas e selecionadas na capital do país, Brasília, na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro. Nos dois dias de Conferência Estadual, as 220 delegadas eleitas nas Conferências Municipais e Regionais trataram eixos e, após, definiram as propostas catarinenses a serem exibidas na etapa nacional.
Diversidade e protagonismo das mulheres nos espaços de poder e no controle social. Participação social e expansão da democracia. “Toda pessoa, independentemente de gênero, deve ser respeitada, defendida e ter seus direitos blindados pelos órgãos de gestão, de segurança e educacionais, redes de apoio, pela família e pela sociedade em si. A Prefeitura de Lages possui ações de rotina, programas e projetos em execução constante para livrar as pessoas de perigos, assegurar melhores condições de saúde, bem-estar e futuro promissor e propiciar um amanhã mais feliz, sobretudo, às mulheres”, avalia a prefeita Carmen Zanotto.
Ao aglutinar um público plural - representantes da sociedade civil, conselhos municipais e lideranças políticas - a 5ª Conferência Estadual consolida-se como uma baliza no fortalecimento das políticas públicas para as mulheres em Santa Catarina. “Apresentaremos nossas propostas na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres com a perspectiva de melhorar a vida de meninas e mulheres em Lages e na Serra Catarinense, preservando os anseios do presente e futuro, com dignidade, exercício pleno de cidadania e paz para poder viver”, acredita a secretária municipal de Políticas para a Mulher e para o Idoso, Suzana Duarte. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) esteve na comitiva lageana em Florianópolis.
Sete princípios norteadores -
I - Autonomia das mulheres em todas as dimensões da vida;
II - Busca da igualdade e equidade de gênero, em todos os âmbitos;
III - Respeito à diversidade de gênero e enfrentamento de todas as formas de discriminação, racismo e violências de gênero, em suas múltiplas expressões;
IV - Caráter laico do Estado;
V - Universalidade e acesso às políticas públicas executadas pelo Estado Brasileiro;
VI - Participação ativa das mulheres em todas as fases das políticas públicas, e
VII - Transversalidade como princípio orientador de todas as políticas públicas
Três eixos e seus subeixos
Juntamente aos princípios foram trabalhos os eixos considerados pela Resolução do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/SC)
I - Eixo 1 - Enfrentamento a todas as formas de violência contra mulheres e meninas
Subeixo 1.1 - Organização e fortalecimento da Rede de Serviços
Subeixo 1.2 - Garantia da autonomia das mulheres em situação de violência
II - Eixo 2 - Saúde integral das mulheres
Subeixo 2.1 - Direitos sexuais e direitos reprodutivos
Subeixo 2.2 - Justiça reprodutiva
III - Eixo 3 - Mais democracia e participação social
Subeixo 3.1 - Construção de políticas públicas para redução das desigualdades
Subeixo 3.2 - Política do cuidado
Subeixo 3.3 - Economia solidária feminista, trabalho e renda
Saiba mais agora sobre a Conferência Nacional
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM) será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, em Brasília, capital federal. O encontro será promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), com ampla participação da sociedade civil - entidades, organizações e movimentos sociais.
Para mais informações, os cidadãos podem acessar a plataforma Brasil Participativo - Participação Social - Brasil Participativo Paresidência. Também é possível acompanhar as novidades no Instagram da 5ª CNPM - @5cnpmulheres ou diretamente em Instagram Perfil.
Pontos turísticos com lindas e fortes luzes lilases na cidade
A iluminação de pontos turísticos do município - águas do chafariz do lago central do Parque Jonas Ramos (Tanque); a Santa Cruz do Morro da Cruz, ao fim da Escadaria Frei Silvério Weber, e a Praça dos Bandeirantes, na avenida Marechal Floriano, uma das principais vias de acesso ao centro da cidade - está na cor lilás para atrair o público ao assunto, por trabalho da Prefeitura de Lages.
Agosto Lilás em Lages oportuniza roupas e calçados a mulheres e crianças no Brechó Solidário
O fim da violência contra as mulheres e a ampla e plena defesa dos seus direitos estão nacionalmente em realce neste mês com a Campanha Agosto Lilás. No município de Lages, a Secretaria de Políticas para a Mulher e para o Idoso idealizou, planejou e está desenvolvendo um conjunto de agendas em sua programação para evidenciar a proteção à integridade física, psicológica e patrimonial do público feminino no mundo, entre as quais, o Brechó Solidário Vestindo Esperança, inaugurado no dia 12 de agosto.
O Brechó tem como objetivo atribuir valorização e o fortalecimento da autoestima das mulheres por meio de acesso gratuito a peças de vestuário, e procura criar um ambiente acolhedor em que as mulheres podem provar as roupas, sentir-se à vontade e fazer suas escolhas tranquilamente.
Possui a finalidade de atender, gratuitamente, mulheres inscritas do Cadastro Único (CadÚnico) de programas sociais do Governo Federal, portanto, para serem contempladas, as interessadas devem apresentar seus documentos ao procurar o atendimento no Brechó Solidário. As roupas e calçados podem ser adquiridos sem custo nenhum.
Existem mais de mil peças acessíveis, atualmente. O Brechó e os tipos de produtos expostos estão condicionados à demanda das doações para abastecimento. Todavia, roupas e calçados prioritariamente para mulheres e crianças.
Cada mulher pode escolher até cinco peças de roupas e dois pares de calçados. As beneficiadas somente poderão retornar para novas escolhas a partir de quatro meses após.
Em um ciclo de fraternidade, as mulheres agraciadas também podem fazer suas doações, levando as peças que não as agradam mais, desde que estejam em bom estado de conservação.
O Brechó Vestindo Esperança foi aberto no dia 12 e seguirá permanentemente à disposição da comunidade em todos os dias úteis da semana {de segunda a sexta-feira}, em horário comercial - das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede administrativa da Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher e para o Idoso, situada na rua Santa Cruz, nº: 155, Centro, próxima à Igreja Santa Cruz.
A sociedade inteira pode contribuir, doando artigos de roupa e calçado a serem repassados a mulheres e crianças em Lages, em uma rede de empatia, altruísmo e cidadania mútua. São itens femininos e masculinos infantis e adultos - camisas, calças, bermudas, vestidos, blusas, suéteres, pulôveres, jaquetas, casacos, sobretudos, conjuntos de abrigos/agasalhos, coletes, cachecóis, pashminas, echarpes, xales, toucas, luvas, meias, chinelos, pantufas, tênis, sapatos de diversificados tipos.
Informações adicionais podem ser obtidas por telefone: (49) 3019-7454. A Secretaria inclusive conta com um número de contato no regime de plantão para recepção de denúncias de violação de direitos: (49) 98402-9413.
Programação do Agosto Lilás segue até esta sexta, 29, em Lages
Em Lages, a Prefeitura organizou uma agenda totalmente dedicada a elas ao longo do Agosto Lilás, por intermédio do trabalho da Secretaria de Políticas para a Mulher e para o Idoso. Roteiro com um mês repleto de atrativos, entre os quais, Sessão Especial de Abertura do Agosto Lilás na Câmara de Vereadores; Seminário Agosto Lilás: Unindo Forças pelo Fim da Violência contra a Mulher; Seminário Internacional de Observatórios de Violência contra a Mulher [Observatórios do Brasil e do exterior para trocar experiências, práticas e estratégias de enfrentamento à violência de gênero. Dois dias de mesas de debate, painéis e oficinas, com a participação de autoridades, especialistas, pesquisadoras/es, lideranças políticas e representantes da sociedade civil]; 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres [tema: “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”] - Promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Mulher e Família; Operação Shamar; Dia Laranja - 25, e brechó, rodas de conversa e palestras, desenvolvidos pelo Município e por instituições defensoras da causa social em locais de apoio à comunidade e em empresas privadas.
O que é a Operação Shamar mesmo?
Operação Shamar 2025, ação conjunta de enfrentamento à violência contra as mulheres. Realizada tradicionalmente no mês de agosto, a iniciativa faz alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha - que completa 19 anos de promulgação no próximo dia 7 - e constitui a Campanha Agosto Lilás. Neste ano, a operação mobiliza aproximadamente 50 mil agentes de segurança pública e segue até o dia 4 de setembro, em cerca de dois mil municípios de todo o Brasil. Durante o período da operação será realizada uma força-tarefa para intensificar o atendimento às mulheres em situação de violência, o cumprimento de medidas protetivas de urgência e de mandados de prisão. O nome da operação vem do hebraico shamar, que significa cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar.
Secretaria e seu trabalho contínuo
Paralelamente as suas atividades de rotina, programas e projetos próprios e de parcerias, como o Projeto Rede de Respeito: Combate à Violência contra Mulheres e Meninas (de conversa com a escolas, crianças, capacitações), Lageanas em Ação e o Arte dos Bairros, a Secretaria mantém-se atualizada sobre seus dispositivos de suporte às mulheres de Lages e serranas.
No campo estadual, o Governo do Estado/Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) detém o Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres e o Plano Estadual de Combate à Violência Contra Mulheres. Lançou o Edital Regionalizado para Vagas de Acolhimento a Mulheres Vítimas de Violência e mantém as ações itinerantes do Ônibus Lilás.
Converse com a Secretaria da Mulher de Lages
A Secretaria de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa presta serviços de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As cidadãs e cidadãos de Lages podem entrar em contato com a Secretaria presencialmente, via telefone e/ou por mensagens ao seu perfil no Instagram - Rua. Santa Cruz, nº: 155, Centro, próxima à Igreja Santa Cruz/(49) 3019-7454 [24 horas] | (49) 98402-9413/@secmulherlages.
“Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180” - 19 anos da Lei Maria da Penha e os aprendizados com o Agosto Lilás
Em 2025, ano em que a Lei Maria da Penha completa 19 anos [7 de agosto], o Brasil inteiro está atento com maior intensidade no mês preparado para evidenciar a proteção às mulheres nos âmbitos físico, mental, emocional e patrimonial. No dia 7 de agosto, a Lei Maria da Penha [Lei Federal nº: 11.340/2006] alcança 19 anos. Reconhecida internacionalmente como uma das legislações mais avançadas no enfrentamento à violência contra as mulheres, a norma estabelece medidas protetivas e instrumentos legais para garantir a segurança e a dignidade das vítimas. Este trata-se do Agosto Lilás.
O Agosto Lilás compreende um marco anual de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres, e em 2025 ganha ainda mais força com a Campanha “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”, que amplia o papel da Lei Maria da Penha como instrumento de proteção e transformação de vidas.
A Campanha tem como holofote informar, proteger e convocar a sociedade à responsabilidade coletiva, com especial atenção às mulheres em situação de violência. Com linguagem acessível e abordagem educativa, busca ampliar o conhecimento sobre os direitos assegurados pela legislação, os canais de denúncia e os serviços especializados de atendimento. Uma série de ações coordenadas pelo Ministério das Mulheres está ativa nacionalmente pelo Governo Federal.
De acordo com o Ministério das Mulheres, com o mote “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”, a Campanha deste ano aposta em uma comunicação regionalizada, mobilização digital, formação de agentes públicos e estratégias de engajamento nos territórios mais afetados pela violência. A proposta é ir além da divulgação e construir uma comunicação de utilidade pública, que dialogue com as realidades das mulheres brasileiras e contribua para prevenir o feminicídio.
Veja o que mostra o Painel de Dados do Ligue 180
Lançado no início de agosto pelo Ministério das Mulheres, o Painel de Dados do Ligue 180 consiste em uma plataforma interativa de reunião e organização de informações sobre os atendimentos realizados pela Central de Atendimento à Mulher.
De janeiro a julho de 2025, o Ligue 180 registrou 594.118 atendimentos e 86.025 denúncias de violência contra mulheres em todo o país. Os chamados foram realizados por ligação telefônica (84,2%), e-mail (13,5%), WhatsApp (2,3%) e videochamada em Libras (menos de 1%). No mesmo período, foram registradas 86.025 denúncias de violência contra mulheres em todo o país, representando um aumento de 2,9% em relação ao mesmo período em 2024 (83.589 denúncias).
Perfil das vítimas e suspeitos - Os dados do Ligue 180 revelam que a maior parte das vítimas é heterossexual, com 49.674 denúncias (57,7%), e negra, com 38.068 denúncias (44,3%). Em relação aos suspeitos, a maioria dos identificados é heterossexual (42.320 - 49,2%) e negra (35.586 - 41,4%), o que evidencia o impacto da violência de gênero atravessada por desigualdades raciais e estruturais. Em 40.933 casos (47,6%), os suspeitos eram companheiro(as), esposos(as), e namorados(as), atuais ou ex.
Tipos de violência - Entre os principais grupos de violência relatados em contextos de violência doméstica e familiar e relações íntimas de afeto, acentuam-se 35.665 casos de violência física (41,4%), 24.021 de violência psicológica (27,9%) e 3.085 de violência sexual (3,6%). Fora do âmbito da Lei Maria da Penha, a Central também registrou 9.866 casos de violência psicológica em outros contextos e 4.566 denúncias de outras formas de violência. - Fonte: Ministério das Mulheres
Ligue 180 e suporte pelo WhatsApp
O Ligue 180 é o canal oficial do Governo Federal para acolhimento, orientação e registro de denúncias, destinado às mulheres em situação de violência. Gratuito, sigiloso e disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo feriados, o serviço realiza atendimento em quatro línguas (português, inglês, espanhol e Libras), para todas as mulheres que estão no Brasil e às brasileiras que vivem no exterior. Também pode ser acionado por WhatsApp, pelo número (61) 9610-0180.
Agosto Lilás em Lages:
AGOSTO LILÁS
| |||
DATA | LOCAL | EVENTO | HORÁRIO |
Início do mês | Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini | Encontro de prefeitas e vereadoras de cidades pertinentes à Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) | 14h |
Início do mês | Instituto de Previdência do Município de Lages (LagesPrevi) | Conversa com aposentados sobre tipos de violência | 14h às 15h30min |
Início do mês | Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis | Seminário Internacional de Observatórios da Violência contra a Mulher | 18h |
Início do mês | Câmara de Vereadores de Lages | Sessão Especial abertura Agosto Lilás | 19h |
Início do mês | A definir | Estatuto da Mulher | 11h |
Início do mês | Empresa Movecta | Roda de Conversa | 10h |
Início do mês | Escola em Otacílio Costa | Conversa com alunos de 8º ano do ensino fundamental ao ensino médio | 9h |
Início do mês | Secretaria de Políticas para a Mulher e para o Idoso | Inauguração brechó | 15h |
Início do mês |
| Operação Shamar - Atividade Agosto Lilás com a Polícia Militar (PM) |
|
Início do mês | Centro de Referência de Assistência Social (Cras) V - Bairro Santa Mônica | Agosto Lilás | 14h |
Início do mês | Calçadão da Praça João Costa | Agosto Lilás e informação - Distribuição de material informativo, divulgação de serviços e esclarecimentos de dúvidas | 14h às 17h |
Meio do mês | Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) | Seminário Agosto Lilás - Unindo Forças pelo Fim da Violência contra a Mulher | 16h às 22h |
Fim do mês | Empresa Bella Janela | Roda de conversa com funcionárias - 20 mulheres | 13h30min |
Fim do mês | Câmara de Vereadores de Painel | Atividade Agosto Lilás | 14h às 17h |
Fim do mês | Campo de futebol do Botafogo - Bairro Várzea | Você não está só | 14h às 17h |
Fim do mês | Escola de Educação Básica (E.E.B.) Nossa Senhora do Rosário - Bairro Coral | Dia Laranja - 25 | Períodos matutino e vespertino |
Fim do mês | A definir | Operação Shamar - Equipes de segurança | Período matutino e vespertino |
Fim do mês | Empresa Primo Tedesco Papel e Celulose S.A. | Semana de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa) - 110 pessoas | 14:10h |
Fim do mês | Florianópolis | 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres - Promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Mulher e Família | Períodos matutino e vespertino |
Fim do mês | Florianópolis | 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres - Promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Mulher e Família | Períodos matutino e vespertino |
29/08/2025 | Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) | Roda de Conversa | 14h |
Fonte: Prefeitura Municipal de Lages