O lageano Geraldo Corrêa Bastos e Sérgio Luiz Junkes são escolhidos desembargadores pelo TJSC

' ' : ' '
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) definiu, nesta quarta-feira (5), em sessão do Tribunal do Pleno, os nomes de 11 novos desembargadores que irão compor a Corte. Entre os escolhidos estão dois magistrados da comarca de Lages: Geraldo Corrêa Bastos, que atua no Juizado Especial Cível, e Sérgio Luiz Junkes, da Vara da Fazenda. A solenidade de posse está agenda para o dia 27 de novembro, no Tribunal de Justiça.
Geraldo Corrêa Bastos

O magistrado Geraldo iniciou sua carreira no Judiciário catarinense em 1980, no Fórum de Lages, sua cidade natal, após aprovação em concurso público, no cargo de escriturário datilógrafo, posteriormente denominado agente do Judiciário e, atualmente, técnico judiciário. É graduado em Direito pela antiga FEPEVI, hoje UNIVALLE.
Permaneceu por 12 anos como serventuário da Justiça, atuando nas comarcas de Lages, Itajaí, Fraiburgo e Florianópolis. Em seguida, afastou-se do Judiciário para integrar a Secretaria de Segurança Pública, onde exerceu a função de delegado de polícia por cinco anos, com atuação nas comarcas de Caçador, Chapecó e Balneário Camboriú.
Retornou ao Judiciário como magistrado e passou por diversas comarcas, entre elas Ituporanga, Rio do Sul, Trombudo Central, Braço do Norte, Joaçaba, Concórdia, São Domingos, Anita Garibaldi, Videira, Campos Novos e Curitibanos. Em julho de 2006, foi removido para a comarca de Lages, onde atuou inicialmente na Vara da Família, Órfãos, Sucessões, Infância e Juventude. Posteriormente, assumiu a titularidade da 1ª Vara Criminal, presidindo sessões do Tribunal do Júri por 15 anos. Em 2022, passou a responder pelo Juizado Especial Cível, unidade que ocupava até a presente data. Também atuou como juiz eleitoral.
Sérgio Luiz Junkes

Natural de Francisco Beltrão, o magistrado Sérgio Luiz Junkes ingressou na carreira da magistratura em janeiro de 1998. Atuou em diversas comarcas do Estado, incluindo Canoinhas, Lebon Régis, Campos Novos, Concórdia, Blumenau, Joinville, Capital, Itajaí e Lages. Nesta última, assumiu a titularidade da 1ª Vara Criminal, anteriormente ocupada por Geraldo Corrêa Bastos, e, posteriormente, passou a responder pela Vara da Fazenda. Também implantou e coordenou Casas da Cidadania na região Meio-Oeste e atuou como juiz eleitoral.
É doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), especialista em Direito Processual Civil e graduado pela Associação Catarinense de Ensino, em Joinville. Autor de três livros, possui artigos publicados em diversos periódicos jurídicos.
Exerceu ainda funções relevantes na magistratura catarinense, como presidente e 1º vice-presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), coordenador de extensão da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC) em duas gestões, professor da instituição e representante da AMC na Comissão de Direitos Humanos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), entidade onde também atuou como vice-presidente.
