Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Prefeitos aprovam regionalização do serviço de acolhimento a mulheres vítimas de violência

02/02/2026 19:52

' ' : ' '

A primeira reunião do ano dos prefeitos da Amures, realizada na manhã desta sexta-feira (30), teve como uma das principais pautas a regionalização do atendimento da Casa de Apoio à Mulher de Lages para os 18 municípios da Serra Catarinense. A iniciativa prevê acolhimento seguro e especializado para mulheres em situação de violência doméstica com risco iminente de morte.

A proposta foi aprovada por unanimidade pelos prefeitos, que concordaram com o encaminhamento apresentado pela secretária de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa de Lages, Suzana Duarte. Ela apresentou um estudo de viabilidade técnica e econômica, no qual cada município ficará responsável pelo custeio do atendimento exclusivamente de suas munícipes, de acordo com o número de dias de acolhimento.

Dados do Observatório da Violência Contra a Mulher de Santa Catarina apontam que a Serra Catarinense registrou 3.637 ocorrências de violência doméstica ao longo de 2025. Para o presidente do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama) e prefeito de Palmeira, Sandro Masselai, a decisão conjunta fortalece a rede de proteção regional.

“É fundamental que tenhamos um encaminhamento coletivo para atender essas demandas. São mulheres que precisam de atendimento imediato e especializado”, destacou.

Masselai colocou o Cisama à disposição dos prefeitos e da Secretaria de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa de Lages para auxiliar na implantação do serviço de forma regionalizada. O presidente da Amures e prefeito de Otacílio Costa, Fabiano Baldessar, reforçou o apoio institucional à iniciativa, destacando a importância da união entre os municípios para garantir a efetividade do atendimento.

A análise dos registros apresentados por Suzana Duarte revela concentração significativa dos casos de violência em alguns municípios da região. Lages, São Joaquim, Correia Pinto, Otacílio Costa e Anita Garibaldi somaram 2.971 ocorrências em 2025, o que representa 81,63% do total regional. Os outros 14 municípios contabilizaram 669 casos, correspondendo a 18,37%.

Durante a reunião, também foi entregue ao prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Luiz Ostetto, um quadro em reconhecimento ao seu mandato como presidente da Amures em 2025. Ainda integraram a pauta temas como a participação dos prefeitos na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios; a presença na abertura oficial da colheita da pitaya em Cerro Negro, com a participação da secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif; a elaboração do Masterplan da Serra Catarinense, dentro do Programa Pacto pela Aceleração Territorial; além da campanha de incentivo à utilização dos voos do Aeroporto Regional da Serra Catarinense, em Correia Pinto.

Texto/fotos: Onéris Lopes

Assessoria de Comunicação Amures


mais sobre:
Previous Next

Deixe uma resposta

publicidade