Facebook
YouTube
Instagram
WhatsApp

Produção científica da Serra Catarinense inspira acadêmicos da Colômbia

02/10/2025 16:03

' Fotos: Pablo Gomes' : ' '

A produção científica da Serra Catarinense atraiu, nesta semana, a atenção de estudantes do Tecnológico de Antioquia, uma das principais universidades públicas da Colômbia. Na terça-feira (30), acadêmicos dos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental visitaram o Colégio Agrícola de São José do Cerrito, a Estação Experimental da Epagri em Lages e o Orion Parque Tecnológico.

O grupo buscou aperfeiçoar conhecimentos nas áreas ambiental, agronômica e pecuária. No Cedup agrotécnico de São José do Cerrito, os visitantes conheceram o trabalho desenvolvido há 85 anos e que, desde o início de 2025, está sob gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado da Educação e a Epagri. A instituição atua na sucessão familiar no campo com estudantes de diversas regiões de Santa Catarina.

Na Estação Experimental de Lages, unidade mais antiga da Epagri, com 113 anos de história, os colombianos acompanharam pesquisas voltadas à pecuária de corte. Já no Orion Parque Tecnológico, conheceram startups de agrobiotecnologia incubadas no Centro de Inovação, algumas delas já com clientes internacionais, prêmios e investimentos conquistados.


A professora Inés Osorio Giraldo, doutoranda em Biotecnologia, avaliou a experiência como enriquecedora. “Os alunos aprenderam novos conceitos e tecnologias inovadoras que contribuirão imensamente para suas carreiras”, afirmou. O acadêmico de Engenharia Ambiental Ofel Andrés Manco Bedoya destacou a troca de experiências, enquanto Estiven Velez Alzate, de Agronomia, disse que levará o conhecimento adquirido para a Colômbia.

O roteiro incluiu ainda São Joaquim, onde os visitantes conheceram a Estação Experimental e o Centro de Treinamento da Epagri, além de uma vinícola, uma cooperativa de produtores e um pomar de maçã. Em outras regiões do Estado, passaram por unidades da Epagri em Urussanga e Florianópolis, além do Sapiens Parque e do Projeto Tamar.


Fonte: Orion Parque Tecnológico 

mais sobre:
Previous Next

Deixe uma resposta

publicidade