Volta Ciclística de Santa Catarina retorna após quase uma década com 584 km de percurso e chancela internacional

' Fotos: Marcos Heitor de Carvalho / Arte: João Francisco Custódio Maciel' : ' '
Após quase dez anos sem ser realizada, a Volta Ciclística de Santa Catarina chega à sua 26ª edição entre os dias 7 e 12 de outubro. Com chancela da União Ciclística Internacional (UCI), a prova terá 584 quilômetros, altimetria acumulada de 14 mil metros e passará por sete cidades-sede: Nova Veneza, Urubici, Lages, Urupema, Balneário Camboriú, Nova Trento e Florianópolis.
A competição reunirá 138 ciclistas de elite de oito países — Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, França, Holanda, Paraguai e Uruguai — distribuídos em 23 equipes, sendo 16 brasileiras (seis catarinenses) e sete estrangeiras. O evento soma ainda cerca de 350 profissionais por etapa, entre técnicos, árbitros, médicos, seguranças e organização.
O impacto econômico previsto é expressivo: 330 hospedagens diárias, 660 refeições por dia e movimentação de setores como hotelaria, gastronomia, comércio, transporte e entretenimento. Ao todo, 15 municípios devem ser beneficiados direta ou indiretamente.
O percurso será dividido em cinco etapas, incluindo trechos emblemáticos como a Serra do Rio do Rastro. A prova conta também com a Etapa Floripa para amadores, a Taça Brasil de Ciclismo Feminino e a Mini Volta SC Kids, no dia 12, em Florianópolis.

Além do esporte, o evento terá integração com campanhas sociais. Em Lages, por exemplo, a etapa do dia 9 será dedicada ao Outubro Rosa, com ações de prevenção à saúde da mulher, incluindo a atuação da Unidade Móvel Saúde da Mulher.
Criada em 1987, a Volta Ciclística de SC é considerada uma das principais competições de estrada do Brasil e foi a primeira prova do país transmitida ao vivo pela TV, em 1989. A edição de 2025 é organizada pela Associação de Apoio à Cultura e Esporte de SC (Aacesc), Grupo Corre Brasil, Fesporte, Governo do Estado, CBC e FCC, com supervisão da UCI America Tour.
Fonte: Prefeitura Municipal de Lages