Fala seu Guarda

' ' : ' '
Chegou a Turma do Funil ....
Esta quase começando o ano! Sim, pois não dizemos que no Brasil o ano só começa depois do carnaval?
Estamos se aproximando das festas de Momo, e com esta cultura popular, muito difundida pelo nosso vasto território, vem momentos de muita folia, independente se há ou não foliões pelas ruas. O feriado nacional nos convida a embarcar na folia, que sem as bebidas alcoólicas, nem pensamos. Até aí tudo bem, mesmo sendo álcool uma droga devastadora, se utilizada com bastante moderação pode ser facilmente administrada. Ma aí que morra o perigo, no carnaval a palavra moderação é apagada da mente da maioria das pessoas que se entregam aos efêmeros prazeres carnavalescos. E isto nos leva a preocupação da mistura perigosíssima do álcool e direção, que infelizmente aumenta neste período. E como temos uma tendência psicológica inconsciente de diminuir a dissonância do que é correto para o que de fato fazemos, muitos acabam justificando que sob o efeito do álcool dirigem melhor, que somente causa perigo aquele sujeito que esta “caindo de bêbado”, então um copinho de chope, que muitas vezes é na realidade um barril, não tira sua segurança.
Mas sabemos que uma pequena dose de bebida já afeta na diminuição da segurança, pois retarda a capacidade de reação, que mesmo em milésimos de segundos, representam um perigo enorme. E diria que a pessoa que não está “caindo” representa maior perigo ainda, porque ela terá em mente que o álcool não lhe roubou a sua capacidade de resposta e acaba a arrisca-se mais. Mas vejamos, estudos apontam que o tempo de reação, ou seja, o tempo em que observo algo, vejo que representa perigo, e início uma ação (poderia ser pisar no freio, por exemplo) gira em torno de 1 segundo. Porém quando ingerimos uma dose padrão de álcool, este tempo tende a passar para no mínimo 2,5 segundos, isto significa que transitando com um veículo a 80 km/h um condutor que avista um pedestre irá percorrer 22 metros antes de acionar os freios. Porém quando ele ingeri uma “cervejinha” ele percorrerá cerca de 56m, ou seja, 34m a mais, a distância suficiente para atropelar o pedestre, ou perder a oportunidade de desviar. Ou seja, dificultará em muito um desfecho feliz para a situação em que o álcool se faz presente. Estudos apontam que um condutor sob efeito de álcool (não estou dizendo que ele esteja embriagado a ponto de estar caindo) tem uma possibilidade 14 vezes maior de se envolver em um acidente fatal.
Seja da turma do funil, onde todo mundo bebe, mas ninguém morre no ponto... Portanto, divirta-se com responsabilidade:se beber não dirija! Mais que um clichê, um ato que salva vidas, a começar pela sua!!
👉ASSINE AGORA E RECEBA EM CASA SEU JORNAL: (49) 3191-0959.
📲 ACOMPANHE TAMBÉM AS NOSSAS REDES SOCIAIS:
INSTAGRAM - https://www.instagram.com/domomentolages
FACEBOOCK - https://www.facebook.com/domomentolages
📌 - ACESSE NOSSO GRUPO DE WHATSAPP:
https://chat.whatsapp.com/IWzHWQUaQ9gDQDsc5UsgpH